Computação cognitiva e digitalização de canais prometem revolucionar indústria financeira

23 ago, 2016Notícias

Relatório da Icaro Tech aponta tendências e tecnologias que pautarão movimentos dos players até 2020

A era digital exige que o setor financeiro continue quebrando paradigmas para avançar na transformação do setor. Até 2020, a modernização dos processos de middle e back-office, a customer experience, os canais digitais, os meios de pagamento e a computação cognitiva deverão pautar os movimentos da indústria visando vencer os desafios que se colocam à sua frente. As cinco tendências foram apontadas pelo e-Book desenvolvido pela Icaro Tech, especializada em soluções de gerência e analytics voltadas para a inteligência das operações.

Disponível para download gratuito, o e-Book traz um panorama geral das mudanças e das inovações que ajudarão na transição. “É importante que os players se preparem para a nova realidade. No cenário, temos a desbancarização dos investimentos e o avanço do ambiente digital que exige um olhar especial para o cliente, com foco em qualidade e eficiência”, diz Kleber Stroeh, sócio e Chief Technology Officer da Icaro Tech, em entrevista para o portal de Executivos Financeiros. “As fintechs estão aí com novas ofertas e serviços inovadores para ganhar espaço no mercado”, lembra ele.

Além de apontar as tendências tecnológicas, o relatório mostra as soluções que se destacam na tomada de decisões dos profissionais de TI e de negócios do setor.

No caso dos bancos, a desintermediação tornou-se um desafio com a entrada de players mais ágeis e especializados. “No mercado americano, por exemplo, as corretoras independentes destacam-se nos investimentos em bolsas”, explica o sócio da Icaro Tech.

As instituições financeiras investem pesado na interação com clientes, introduzindo novas ferramentas para ampliar canais de atendimento e melhorar a experiência do usuário. Em contrapartida, precisam fazer a lição de casa e modernizar os processos de middle e back-office para dar suporte ao front-office, que terá como carro-chefe os canais digitais.

O conceito de “customer experience” tem muito para evoluir com o avanço dos smart devices, do Big Data e analytics, das mídias sociais e dos aplicativos que podem gerar informações valiosas para vencer a concorrência, como apontou o estudo.

“Entre as diversas novidades, a tecnologia pervasiva promete simplicidade e conveniência ao cliente, aprimorando a sua experiência. O atendimento será mais agradável e customizado”, antevê Stroeh.

Ferramentas e metodologias ágeis

Os canais digitais, que já representam mais da metade das transações segundo a Febraban, dependem da adoção de ferramentas de desenvolvimento e metodologias ágeis e sistemas de segurança. Mobile payment com tecnologias BLE e NFC – que já fazem parte da nova geração de POS – abrem espaço para outros modelos de negócios. O segmento inclui a expansão da carteira digital e do uso de dispositivos conectados, em especial os de pagamento por presença, entre outros recursos.

Como aponta o relatório, estudos do IBM Institute for Business Value revelam que a computação cognitiva deverá transformar radicalmente a indústria, desde a forma de interação até os elementos para a tomada de decisões. Com apoio das soluções de analytics, as instituições poderão processar um grande volume de dados, identificando tendências e aprendizados, melhorando a oferta de serviços sob medida para os clientes.

Reconhecimento de voz e assistentes pessoais inteligentes como Apple Siri, Google Now, entre outros, completarão o atendimento interativo, com a troca de menus de aplicações e interfaces por diálogos em linguagem natural entre usuários e sistemas. “Ferramentas high tech vão introduzir mais inteligência ao sistema e ajudarão o cliente a consumir de forma racional”, conclui o executivo da Icaro Tech.

Download do e-book Cinco tendências que impactarão as instituições financeiras
ebook_mercado_financeiro-min

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CURTA NOSSA PÁGINA

VEJA TAMBÉM

O papel da automação de TI na transformação de negócios

O papel da automação de TI na transformação de negócios

DISRUPÇÃO TECNOLÓGICA A disrupção através da tecnologia gerou uma urgência de Transformação Digital e Transformação dos Negócios em todos os nichos de indústria, direcionado por tendências emergentes como inteligência artificial e aprendizado de máquina, exigindo que...

5 motivos para optar por um contact center na nuvem

5 motivos para optar por um contact center na nuvem

Imagine uma central de atendimento de uma empresa de telefonia e internet. Neste contact center, o atendente tem que checar as informações dos clientes em vários sistemas diferentes (informações cadastrais, serviços contratados, status operacional dos serviços,...

Como implementar um modelo de automação de sucesso?

Como implementar um modelo de automação de sucesso?

Muito se fala em automação para a realização de tarefas que, antes, só poderiam ser feitas por seres humanos. Mas, ao aplicarmos tecnologias avançadas como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Robotic Process Automation (RPA) e Intelligent Business Process...

sales@icarotech.com

+55 19 3731-8300