IOBVD: a nova arma dos gestores de TI, Infraestrutura e Operações

12 dez, 2015Notícias

Conheça o novo conceito criado pelo Gartner que promete apresentar de forma visual, rápida e fácil, o valor gerado para o negócio

Recentemente, o Gartner, líder global no fornecimento de pesquisas e análises na área de tecnologia, publicou um relatório sobre ferramentas que se voltam a quantificar a contribuição das áreas de TI e I&O (Infraestrutura e Operações) para o desempenho do negócio e, nele, trouxe um novo termo: o IOBVD (Infrastructure and Operations Business Value Dashboards).

Lacuna entre o operacional e o estratégico

Um dos grandes desafios, em especial dos líderes de I&O (infraestrutura e operações) e TI, é demonstrar o valor que estas áreas geram para o negócio. Historicamente, essa é uma dificuldade para tais líderes que, em geral, reportam-se para executivos da área financeira, especialmente CFOs (Chief Financial Officers) ou outros executivos de negócios, todos habituados a lidar com números e dados financeiros. Baseado nos BVDs (Business Value Dashboards), um conceito que também é relativamente novo, os IOBVDs são painéis de controle focados em demonstrar como os recursos de TI, em conjunto com Infraestrutura e Operações, acabam impactando o resultado financeiro das companhias.

Demonstrar impactos de negócio é uma das métricas mais desejadas e perseguidas pela maior parte – senão todos – os gestores, executivos e C-Levels do século 21, que tradicionalmente, possuem ferramentas à disposição mais focadas em métricas operacionais (como disponibilidade da rede e tempo médio de resposta a uma falha) do que em métricas financeiras, e acabam não tendo tal visibilidade.

Mais suporte aos gestores de TI e I&O

Essa dificuldade de fornecimento de dados mais estratégicos faz com que, em muitos casos, a alta gestão enxergue as áreas de TI e operações como centros de custos apenas. Esta é uma percepção equivocada que os IOBVDs se propõem a endereçar.

A grande diferença entre os IOBVDs e os sistemas tradicionais de suporte aos profissionais de TI e I&O, é que, enquanto as ferramentas tradicionais disponibilizam aos gestores gráficos com o tempo de disponibilidade de um sistema, por exemplo, um IOBVD é capaz de cruzar esta informação com os números de vendas e apresentar KPIs que digam respeito ao impacto da indisponibilidade de sistemas no faturamento da empresa.

Sendo assim, ao incorporar indicadores das áreas de TI, Infraestrutura e Operações, com métricas financeiras, os IOBVDs permitem que os gestores tenham uma ampla e exata visão da contribuição dessas áreas para o negócio. Desta forma, líderes de TI e operações podem participar das decisões de investimentos nas mais variadas frentes, que vão desde pessoas até processos e tecnologias, assumindo um novo papel nas decisões táticas e estratégicas da companhia.

A Icaro Tech e os IOBVDs

Pesquisas apontam que, até 2020, 50% das empresas que têm seus negócios baseados em infraestruturas irão adotar Business Value Dashboards. Atualmente, menos de 10% contam com este tipo de solução.

A Icaro Tech foi listada como fornecedor representativo no Market Guide for I&O Business Value Dashboards*, produzido pelo Gartner. É a única empresa brasileira a constar neste relatório e sua ferramenta uma das poucas no mundo que compreende as características essenciais que definem um IOBVD.

Para se adequar ao rígido padrão definido pelo Gartner, a Icaro Tech disponibiliza uma solução de IOBVD que consiste na integração de dois dos seus produtos: o Advanced Dashboards – um BVD focado na gestão de operações, e o Dash Analytics, ferramenta voltada ao processamento e análise de Big Data.

Tais soluções foram desenvolvidas sob o conceito de Operações Inteligentes, que visa eficiência operacional e excelência dos serviços prestados, tendo como base seis pilares: gestão, controle, automação, visibilidade, otimização e analytics.

Saiba mais sobre as soluções de IOBVD

Advanced Dashboards e o Dash Analytics
* Market Guide for I&O Business Value Dashboards, Gary Spivak e Robert Naegle.
Gartner não endossa nenhum fornecedor, produto ou serviço representado em suas publicações de pesquisa, e não aconselha usuários de tecnologia a selecionar somente esses fornecedores com as classificações mais altas. As publicações de pesquisa da Gartner consistem nas opiniões da organização de pesquisa da Gartner e não devem ser consideradas verdades incontestáveis. A Gartner isenta-se de todas as garantias, expressas ou implícitas, com relação a essa pesquisa, incluindo as garantias de comerciabilidade ou adequação para um propósito específico.

CIO

0 comentários

CURTA NOSSA PÁGINA

VEJA TAMBÉM

5 motivos para optar por um contact center na nuvem

5 motivos para optar por um contact center na nuvem

Imagine uma central de atendimento de uma empresa de telefonia e internet. Neste contact center, o atendente tem que checar as informações dos clientes em vários sistemas diferentes (informações cadastrais, serviços contratados, status operacional dos serviços,...

Como implementar um modelo de automação de sucesso?

Como implementar um modelo de automação de sucesso?

Muito se fala em automação para a realização de tarefas que, antes, só poderiam ser feitas por seres humanos. Mas, ao aplicarmos tecnologias avançadas como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning, Robotic Process Automation (RPA) e Intelligent Business Process...

A importância de métricas na automação do atendimento

A importância de métricas na automação do atendimento

Analista de Dados Não é segredo pra ninguém que vivemos numa sociedade cada vez mais acelerada e com as novas gerações cada vez mais querendo tudo pra ontem, não é mesmo? Nesse cenário, as empresas precisam se adaptar para fornecer respostas rápidas na comunicação,...

Automação de Processos de TI

Automação de Processos de TI

As organizações estão constantemente olhando para a redução de custo e aumento de eficiência de sua operação; e as automações de processos estão sempre entre uma das principais iniciativas.Por um lado, as empresas querem reduzir ou eliminar atividades repetitivas ou...

sales@icarotech.com

+55 19 3731-8300