Open Banking
a revolução do ecossistema financeiro
Entenda o conceito que promete mudar o comportamento do cliente, trazendo liberdade e ganho de tempo, e que vai impactar diretamente bancos tradicionais.
Afirmações como esta demonstram como o uso de tecnologia tem se tornado central na estratégia de negócios das empresas que atuam no mercado financeiro.
Mas, o que é Open Banking?
O OpenBanking.org.uk, órgão que regulamenta a iniciativa no Reino Unido, um dos primeiros mercados regulamentados no mundo, resume Open Banking como “a forma segura de dar acesso a informações financeiras pessoais para terceiros”².
Sob uma outra perspectiva, podemos resumir Open Banking como o compartilhamento dos dados financeiros através de APIs públicas, de forma padronizada, rápida e segura.
As Fintechs, o Open Banking e a Revolução do Mercado Financeiro no Brasil
O Brasil tem se destacado no cenário das fintechs. Dentre as nove startups unicórnios brasileiras listadas no “The Crunchbase Unicorn Leaderboard” do TechCrunch³, duas são Fintechs, sendo que uma delas está entre as 30 mais valiosas com um valuation de US$ 10 bi.
Falando especificamente de Open Banking, o país tem sinalizado bons avanços para regulamentar e iniciar a implementação no segundo semestre de 2020 com o modelo “Sistema Financeiro Aberto”, que foi classificado como brilhante por Gavin Littlejohn, que ajudou a implementar o sistema no Reino Unido, um dos primeiros a serem regulamentados e base para o desenvolvimento de muitos outros, incluindo o nosso.
3 desafios para o Open Banking no Brasil
01

O uso de APIs cria uma nova interface digital ao disponibilizar informações para terceiros em um ambiente público, onde as instituições têm pouco controle. Além do desafio de regulamentação do modelo, preocupações com segurança peculiares ao mercado brasileiro e à LGPD influenciarão no tratamento dos dados disponibilizados.
Neste sentido, é essencial ter mecanismos de controle que enderecem estas preocupações e garantam padronização no acesso, de forma fácil, segura e com governança. O desenvolvimento deste ecossistema deve contemplar o uso de tecnologias como API Gateways e sistemas de API Management, que habilitam uma estratégia mais segura de implementação do Open Banking.
02

A utilização de dados de sistemas legados e a integração dos sistemas Core com os as novas entidades do sistema exigirá um roadmap evolutivo, que envolve desde a avaliação de integrações sistêmicas, até a adoção de novas tecnologias.
03

Tecnologias de automação, como RPA, inteligência artificial no atendimento ao cliente e técnicas e ferramentas de Process Mining para mapear, monitorar e otimizar processos podem trazer vantagem competitiva neste cenário, ao reduzirem custos e proporcionar uma melhor experiência ao usuário.
Como a Icaro Tech pode ajudar nestes desafios
A adaptação de todo o ecossistema no processo de adoção de Open Banking trará uma grande mudança de mindset e na forma como as instituições financeiras operam e compartilham informações.
Com um expertise acumulado nos mais de 20 anos transformando operações de seus clientes, a Icaro Tech atua em frentes estratégicas para uma adoção mais assertiva do modelo, tais como:
- Automação
- Atendimento ao Cliente
- Human Augmentation
- AIOps
- Data & Analytics
- Modernização de Aplicações
- Integrações e APIs

Para entender melhor como podemos apoiar nas necessidades da sua empresa neste processo, entre em contato:
Ou Ligue para:
+55 19 3731-8300
Mande um e-mail:
sales@icarotech.com
