Open Banking

a revolução do ecossistema financeiro

Entenda o conceito que promete mudar o comportamento do cliente, trazendo liberdade e ganho de tempo, e que vai impactar diretamente bancos tradicionais.

No relatório “Serviços Financeiros 2020 e Além¹” da PWC, ao dizer que o digital se tornou o convencional, uma constatação chama a atenção: “Duas décadas atrás, muitas grandes instituições financeiras construíram unidades de ‘e-business’ para atrair uma onda de interesse dos e-commerce. Eventualmente, o ‘e’ inicial foi embora e se tornou o novo normal”.

Afirmações como esta demonstram como o uso de tecnologia tem se tornado central na estratégia de negócios das empresas que atuam no mercado financeiro.

Mas, o que é Open Banking?

O OpenBanking.org.uk, órgão que regulamenta a iniciativa no Reino Unido, um dos primeiros mercados regulamentados no mundo, resume Open Banking como “a forma segura de dar acesso a informações financeiras pessoais para terceiros”².

Sob uma outra perspectiva, podemos resumir Open Banking como o compartilhamento dos dados financeiros através de APIs públicas, de forma padronizada, rápida e segura.

As Fintechs, o Open Banking e a Revolução do Mercado Financeiro no Brasil

O Brasil tem se destacado no cenário das fintechs. Dentre as nove startups unicórnios brasileiras listadas no “The Crunchbase Unicorn Leaderboard” do TechCrunch³, duas são Fintechs, sendo que uma delas está entre as 30 mais valiosas com um valuation de US$ 10 bi.

Falando especificamente de Open Banking, o país tem sinalizado bons avanços para regulamentar e iniciar a implementação no segundo semestre de 2020 com o modelo “Sistema Financeiro Aberto”, que foi classificado como brilhante por Gavin Littlejohn, que ajudou a implementar o sistema no Reino Unido, um dos primeiros a serem regulamentados e base para o desenvolvimento de muitos outros, incluindo o nosso.

3 desafios para o Open Banking no Brasil

Exposição e governança de APIs
INTEGRAÇÃO DOS NOVOS CANAIS DIGITAIS, SISTEMAS LEGADOS E A PLATAFORMA CORE BANKING
OTIMIZAÇÃO E AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS PARA SER MAIS EFICIENTE

Como a Icaro Tech pode ajudar nestes desafios

A adaptação de todo o ecossistema no processo de adoção de Open Banking trará uma grande mudança de mindset e na forma como as instituições financeiras operam e compartilham informações.

Com um expertise acumulado nos mais de 20 anos transformando operações de seus clientes, a Icaro Tech atua em frentes estratégicas para uma adoção mais assertiva do modelo, tais como:

  • Automação
  • Atendimento ao Cliente
  • Human Augmentation
  • AIOps
  • Data & Analytics
  • Modernização de Aplicações
  • Integrações e APIs

Para entender melhor como podemos apoiar nas necessidades da sua empresa neste processo, entre em contato:

Ou Ligue para:

+55 19 3731-8300

Mande um e-mail:

sales@icarotech.com

sales@icarotech.com

+55 19 3731-8300