Nova solução traz maior eficiência operacional para a virtualização das redes e para a era 5G

Resource Center

A IBM e a Red Hat estão trazendo para o mercado novas soluções que ajudarão empresas de telecomunicações na virtualização de suas redes, dando um passo à frente em direção à era 5G. A migração das redes de telecomunicações de um modelo tradicional, com equipamentos dedicados compondo sua infraestrutura, para um modelo onde as funções de rede são virtualizadas e hospedadas em datacenters centralizados, distribuídos em nuvem é um movimento importante para a transformação digital da indústria. Para a adoção completa do 5G no país, a virtualização das redes e a gestão do ciclo de vida de infraestruturas virtualizadas precisarão ser implementadas e operadas corretamente.

Por essa razão, a IBM está trazendo soluções que ajudam os clientes a liberar todo o potencial do edge computing e do 5G, com ofertas híbridas de multicloud, que reúnem o Red Hat OpenShift, OpenStack e toda a experiência de ambas as empresas para atender às necessidades corporativas desse novo cenário. No Brasil, a Icaro Tech faz parte do ecossistema de parceiros que integram as soluções IBM/Red Hat que estão chegando ao mercado. Uma das soluções trazidas é o IBM Telco Network Cloud Manager, que simplifica, automatiza e otimiza o ciclo de vida de uma infraestrutura virtualizada de rede de ponta a ponta.

Este tipo de tecnologia é primordial para a tecnologia móvel 5G, que já é uma realidade em alguns países como Estados Unidos, África do Sul, Coreia do Sul, Arábia Saudita. Ao todo, 27 países já ofertam ou estão preparados para disponibilizar a tecnologia, que promete uma velocidade de conexão até 10 vezes mais rápida do que o atual 4G, além de possibilitar a construção nesta infraestrutura de uma série de novas aplicações que requerem baixa latência extrema. No Brasil, o 5G ainda está a espera pelo maior leilão de radiofrequência da história do país e da maior oferta pública de capacidade para a tecnologia móvel 5G do mundo. A Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) já aprovou que o edital entrasse em consulta pública, no entanto, o leilão ainda não tem data para acontecer.

Virtualização: uma nova forma de gerenciar redes

A Virtualização das Funções de Rede (ou VNFs – Virtualized Network Functions) é como este serviço é conhecido no mundo de TI e Telecom e, irá alterar a maneira com que as redes serão construídas e gerenciadas a partir de agora. Assim entram em cena conceitos de redes virtualizadas e híbridas como Management and Network Orchestration (MANO), Software Defined Network (SDN), juntamente com soluções que implementem tais conceitos de forma automatizada, gerenciando todo o ciclo de vida da operação e reduzindo tempo de impacto de problemas na rede. A implementação destas tecnologias é feita de forma automatizada, garantindo uma gestão mais centralizada da rede e um maior controle das informações.

Portanto, as novas ofertas da IBM e da Red Hat são muito importantes para as empresas de telecomunicações na corrida pela virtualização das redes e pelo 5G. O IBM Telco Network Cloud Manager irá facilitar a orquestração e gerenciamento de forma geral, pois é responsável pela monitoração, predição de falhas, auxílio em tempo real, verificação da origem do problema e automatização da resolução de problemas. Ou seja, ele garante que funções de rede funcionem de forma automatizada, permitindo a operação dessa infraestrutura mais complexa pelas equipes de supervisão. Além disso, com o sistema de monitoração disponível, é possível prever e detectar mais rapidamente problemas de rede futuros.

O que muda com o 5G?

A rede 5G traz uma velocidade significativa e uma latência extremamente baixa para os dados móveis e será fundamental para o funcionamento de tecnologias futurísticas, como os carros automatizados, a telemedicina (cirurgias robóticas, com instrumentos manuseados à distância) e outros equipamentos hospitalares, máquinas agrícolas conectadas, casas inteligentes e IoT de forma geral. Esse tipo de conexão demanda muita velocidade e a ocorrência mínima de falhas. Com os novos serviços de ponta, as empresas poderão aproveitar o potencial do 5G para suportar esses usos cruciais e a resposta à emergências.

O IBM Telco Network Cloud Manager oferece:

– 40% menos esforço para integrar funções de rede virtual;
– 82% menos esforço para projetar e testar um serviço de rede;
– Redução de 75% de tickets (redução de ruídos e incidentes de eventos);
– MTTR 80% aprimorado (tempo médio para reparo).

Nós da Icaro Tech somos um Gold Business Partner IBM e realizamos a integração de diversos produtos IBM. Entre em contato com nossos especialistas em sales@icarotech.com

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CURTA NOSSA PÁGINA

VEJA TAMBÉM

Open Banking e os desafios tecnológicos no Brasil

Open Banking e os desafios tecnológicos no Brasil

Head de Ofertas e Desenvolvimento de Produtos "Toda empresa é uma empresa de tecnologia". Esta frase foi dita por Peter Sondergaard no Gartner Symposium de 2013. Sete anos depois, podemos afirmar, diante do impacto que a transformação digital tem gerado em todas as...

sales@icarotech.com

+55 19 3731-8300